O BOM RETORNO À SENSIBILIDADE
O saber não pode ser imóvel, fixo numa verdade definitiva. Porque se limitar ao depoimento escrito, àquilo que é provado por um documento, poderia ser também um princípio redutor de compreensão.
MARC FUMAROLI
#
HISTÓRIA DA LITERATURA
Todo saber honesto começa com uma confissão de ignorância. Com um ato de humildade. Todo saber é comparável, no fundo, a um queijo gruyère. Mas os buracos do saber são móveis.
Uma descoberta inesperada pode modificar - às vezes de maneira substancial - o que se acredita saber antes. Um exemplo concreto: Jean de la Fontaine. temos algumas cartas que comprovam uma correspondência quase diária entre La Fontaine e François Maucroix, seu amigo durante toda a vida. Eles trocavam pontos de vista extremamente variados sobre toda espécie de assuntos, particularmente sobre suas obras em curso. Eles foram juntos à escola, em Château-Thierry. Sacerdote da catedral de Reims, Maucroix era brilhante, muito sutil. É certo que, se nós encontrássemos essa correspondência íntima, todas as análises que fizemos até agora sobre o sentido oculto das fábulas, sobre as segundas intenções políticas de La Fontaine seriam sem dúvida esclarecidas de modo definitivo, ou então seriam completamente derrubadas.
Tudo o que escrevemos pode ser, de um dia para outro, desmentido ou, em todo caso, profundamente revisado. Será que essas cartas foram destruídas? É possível. Nós guardamos pouquíssimos documentos íntimos sobre os escritores até a segunda metade do século 18. Por humildade, também por prudência, a maioria deles fazia desaparecer seus rascunhos, parte mais pessoal de sua correspondência. Não vejo a hora de esse documento reaparecer um dia, mas sabe-se lá.
continua na próxima postagem.....
Extraído de "CADERNO 2"
ESPECIAL * DOMINGO
Data: ANO IX NÚMERO 3.136 - DOMINGO, 10 DE SETEMBRO DE 1995
Jornal: "O ESTADO DE S. PAULO"
continua na próxima postagem.....
Extraído de "CADERNO 2"
ESPECIAL * DOMINGO
Data: ANO IX NÚMERO 3.136 - DOMINGO, 10 DE SETEMBRO DE 1995
Jornal: "O ESTADO DE S. PAULO"
Nenhum comentário:
Postar um comentário