sábado, 24 de outubro de 2015

O QUE NÃO SABEMOS (04)

              continuação (03)......
        Deus sabe de tudo. Daquele que tudo sabe não podemos saber nada, nem mesmo se Ele sabe tudo ou se há alguma coisa que Ele ainda não saiba. No espaço e no tempo, não há nada de impossível ao poder do espírito. Mas, fora do espaço e do tempo, existem limites ao seu saber.
        Percebe-se a riqueza de um tema que se situa no próprio coração do movimento da ciência e do impulso dos espíritos em direção ao que continua oculto para eles. O que não se sabe é um imã muito poderoso, uma tarefa infinita, uma das molas principais do desejo dos homens. Nos Encontros Filosóficos da Unesco tomaram parte alguns dos mais eminentes pesquisadores e sábios de diferentes regiões culturais do mundo. Como um prolongamento destes encontros, como um eco à questão posta aos candidatos ao bacharelado, como uma homenagem aos ciumentos, aos detetives, aos curiosos da ordem do mundo, aos amantes da verdade, L'Express interrogou universitários e intelectuais franceses a respeito do que os espera em seus domínios, do que não se não se sabe ainda e do que se saberá amanhã. Porque longe de fornecer a ocasião para uma espécie de festa da ignorância a perguntas "O que é que não se sabe?" fornece antes de tudo o cenário para uma celebração do saber.
 
# Jean D'Ormesson, 70 anos, jornalista, escritor, romancista, cronista e ensaísta francês de grande sucesso, é membro da Academia Francesa de Letras e sócio-correspondente, desde dezembro de 1982, da Academia Brasileira de Letras. Viveu no Rio, dos 11 aos 14 anos, entre 1936 e 1938, período em que seu pai, o marquês André D'Ormesson, foi embaixador da França no Brasil. Formado em filosofia pela École Normale Supérieure, especializou-se na obra do filósofo Spinoza. Dentre seus livros destacam-se "La Gloire de l'Empire" e "Au Revoir et Merci", livro de memória, em que traça um inventário de sua geração. De sua vida no Rio, ficaram recordações de uma cidade romântica e poucas palavras do português fluente que chegou a falar.
               continua na próxima postagem..........
 
Extraído de "CADERNO 2"
ESPECIAL * DOMINGO
Data: ANO IX NÚMERO 3.136 - DOMINGO, 10 DE SETEMBRO DE 1995
Jornal: " O ESTADO DE SÃO PAULO "  

Nenhum comentário:

Postar um comentário