Deus sabe de tudo. Daquele que tudo sabe não podemos saber nada, nem mesmo se Ele sabe tudo ou se há alguma coisa que Ele ainda não saiba. No espaço e no tempo, não há nada de impossível ao poder do espírito. Mas, fora do espaço e do tempo, existem limites ao seu saber.
Percebe-se a riqueza de um tema que se situa no próprio coração do movimento da ciência e do impulso dos espíritos em direção ao que continua oculto para eles. O que não se sabe é um imã muito poderoso, uma tarefa infinita, uma das molas principais do desejo dos homens. Nos Encontros Filosóficos da Unesco tomaram parte alguns dos mais eminentes pesquisadores e sábios de diferentes regiões culturais do mundo. Como um prolongamento destes encontros, como um eco à questão posta aos candidatos ao bacharelado, como uma homenagem aos ciumentos, aos detetives, aos curiosos da ordem do mundo, aos amantes da verdade, L'Express interrogou universitários e intelectuais franceses a respeito do que os espera em seus domínios, do que não se não se sabe ainda e do que se saberá amanhã. Porque longe de fornecer a ocasião para uma espécie de festa da ignorância a perguntas "O que é que não se sabe?" fornece antes de tudo o cenário para uma celebração do saber.
# Jean D'Ormesson, 70 anos, jornalista, escritor, romancista, cronista e ensaísta francês de grande sucesso, é membro da Academia Francesa de Letras e sócio-correspondente, desde dezembro de 1982, da Academia Brasileira de Letras. Viveu no Rio, dos 11 aos 14 anos, entre 1936 e 1938, período em que seu pai, o marquês André D'Ormesson, foi embaixador da França no Brasil. Formado em filosofia pela École Normale Supérieure, especializou-se na obra do filósofo Spinoza. Dentre seus livros destacam-se "La Gloire de l'Empire" e "Au Revoir et Merci", livro de memória, em que traça um inventário de sua geração. De sua vida no Rio, ficaram recordações de uma cidade romântica e poucas palavras do português fluente que chegou a falar.
continua na próxima postagem..........
continua na próxima postagem..........
Extraído de "CADERNO 2"
ESPECIAL * DOMINGO
Data: ANO IX NÚMERO 3.136 - DOMINGO, 10 DE SETEMBRO DE 1995
Jornal: " O ESTADO DE SÃO PAULO "
Nenhum comentário:
Postar um comentário