O PORTUGUÊS VEM DO LATIM VULGAR
Sabe-se que o latim era uma língua corrente de Roma. Roma, destinada pela sorte e valor de sua base, conquista, através de seus soldados, regiões imensas. Com as conquistas vai o latim sendo levado a todos os rincões pelos soldados romanos, pelos colonos, pelos homens de negócio. As viagens favoreciam a difusão do latim.
Primeiramente o latim se expande por toda a Itália, depois pela Córsega e Sardenha, pelas províncias do oeste do domínio colonial, pela Gália, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Récia, pelo leste da Dácia. O latim se difundiu acarretando falares diversos de conformidade com as regiões e povoados, surgindo daí as línguas românicas ou novilatinas.
Românicas porque tiveram a mesma origem: o latim vulgar. Essas línguas são, na realidade, a continuação do latim vulgar. As línguas românicas são: português, espanhol, catalão, provençal, francês, italiano, rético, sardo e romano.
No lado ocidental da Península Ibérica o latim sentiu certas influências e apresentava características especiais que o distinguiam do "modus loquendi" de outras regiões onde se formavam e se desenvolviam também as línguas românicas. Foi nesta região ocidental que se fixaram os suevos. Foram os povos bárbaros que invandiram a Península, todos de origem germânica. Sucederam-se nas invasões os vândalos, os suevos (ficaram-se no norte da Península que mais tarde pertenceria a Portugal), os visigodos. Esses povos eram atrasados de cultura. Admitiram os costumes dos vencidos juntamente com a língua regional.
É normal entender que a influência desses povos bárbaros foi grande sobre o latim que aí se falava, nessa altura bastante modificado.
pag. 37
continua na próxima postagem.....
Texto extraído do livro vol. 01
Coleção: Biblioteca da Língua Portuguesa
pag. 37
continua na próxima postagem.....
Texto extraído do livro vol. 01
Coleção: Biblioteca da Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário