É bastante difícil conhecer a língua portuguesa dos povos habitantes da Península Ibérica antes de os romanos dela se apossarem.
Os romanos ocuparam a Península Ibérica no século III antes de nossa Era. Contudo, ela só é incorporada ao Império no ano de 197 antes de Cristo. Tal fato não foi pacífico. Houve rebeliões contra o jugo romano.
O latim, língua dos conquistadores, foi paulatinamente suplantando a dos povos pré-latinos. "Os turdetanos, e mormente os ribeirinhos do Betis, adotaram de todo os costumes romanos, e até já nem se lembram da própria língua." (Estrabão).
O latim implantado na Península Ibérica não era o adotado por Cícero e outros escritores da época clássica. Era sim o denominado latim vulgar. O latim vulgar era de vocabulário reduzido, falado por aqueles que encaravam a vida pelo lado prático sem as preocupações estilísticas do falar e do escrever.
O latim clássico foi conhecido também na Península Ibérica, principalmente nas escolas. Atestam tal verdade os naturais da Península: Quintiliano e Sêneca.
continua na próxima postagem
pag. 36
Texto extraído da coleção: Biblioteca da Língua Portuguesa - vol. 01
ALPHEU TERSARIOL
Origem da Língua Portuguesa
15ª edição, ampliada, revisada e atualizada
LISA - LIVROS IRRADIANTES S.A.
São Paulo - Brasil
1971
Nenhum comentário:
Postar um comentário