domingo, 14 de setembro de 2014

"Poesia Matemática" de Millôr Fernandes (01b)

"Poesia Matemática":
 de Millôr Fernandes
DENOTAÇÃO X
CONOTAÇÃO / PRODUÇÃO
       DO SENTIDO

                                              Marcelo Chiaretto
                                       Rosimary Alves Vieira

Resumo

A análise proposta procura explicar, ou mesmo desvendar toda a revolução linguística empreendida por Millôr Fernandes em "Poesia matemática". Através de processos como deslocamentos Se/So, busca de motivação (interna e externa) e de sentidos na (re)construção e/ou na migração dos signos e, consequentemente, através da mudança de planos de expressão de denotativo para conotativo, o autor tece um texto amplamente elaborado, onde conceitos matemáticos se entrecruzam com conceitos de relações humanas e sociais. Deve-se considerar, por conseguinte, a "Poesia Matemática" como sendo a poética do exato para o abstrato. Uma flutuação do supostamente concreto para os confins da imaginação do leitor, que se espanta e se exalta diante de tamanha revolução.
 
        Pode-se dizer que a "Poesia Matemática" de Millôr Fernandes¹ estabelece uma verdadeira revolução linguística. Através de deslocamentos Se/So, busca de motivação (interna e externa) e de sentidos na (re) construção e/ou na migração dos signos e, consequentemente, através da mudança de planos de expressão do denotativo para conotativo, o autor tece um texto amplamente elaborado, onde conceitos matemáticos se entrecruzam com conceitos de relações humanas e sociais.
        Vamos agora partir para a análise e exemplificação desses processos citados, e assim, explicitar, na medida do possível , as condições de produção do referido texto, buscando justificar alguns dos sentidos possíveis ora encontrados.
         Os deslocamentos na relação Se/So dos signos no texto podem ser exemplificados de várias maneiras: Quociente" de "olhar inumerável" se apaixonou por uma "Incognita", de "olhos romboides, boca trapezoide, corpo octogonal, seios esferoides". Nesse trecho e outros, o autor estabelece deslocamentos objetivando  criar o seu mundo humanamente matemático.
          Quociente, no campo lexical da Matemática, nome do resultado de uma operação de divisão, se transforma numa figura humana com sentimentos - este signo, no que tange ao seu Se e ao contexto (nível da significação), pode ser correlacionado com adjetivos como inconsequente ("Quociente apaixonou-se/um dia/doidamente") ou consciente "Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais um todo").
                                                             continua na próxima postagem.....

         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário