sábado, 11 de fevereiro de 2017

ANTOLOGIA MOSTRA O QUE HEMINGWAY SABIA FAZER MELHOR (02)

       JORNAL DA TARDE Caderno de Sábado                                      Sábado - 24-5-97

       continuação da postagem anterior.....

Escrevia, como disse ao entrevistador, para, acima de tudo, propiciar o "prazer da leitura". E se esse prazer pode ser experimentado com grande intensidade nos seus romances e novelas, ainda é maior nos seus contos, gênero de que foi mestre incontestável como o foram, na literatura de língua inglesa, Nathanael Hawthorne, Herman Melville, Henry James, Katherine Anne Porter Twain.
     Em 1938 Hemingway reuniu num só volume seus primeiros 49 contos anteriormente publicados em revistas como Cosmopolitan, Transition, Scribner's e Esquire.
Vinte e um deles acabam de ganhar uma edição brasileira com o título de Contos - Volume 2, complementando a publicação do Volume 1 pela mesma editora. Algumas derrapadas dos tradutores não chegam a prejudica-la. Abre a coletânea um conto famoso, um dos mais perfeitos que o autor escreveu: A Vida Breve e Feliz de Francis Macomber. Quem nunca leu Hemingway pode, com esta pequena obra-prima, ser introduzido com segurança no universo do autor. Nele estão presentes as constantes da sua obra: a atração pelo perigo, a precariedade das relações humanas, as ilusões do heroísmo, a luta inglória que as pessoas mantem para se sentir importantes e insubstituíveis. Francis e Margô, o típico casal de americanos ricos, participa de um safari acompanhado pelo guia inglês, Robert Wilson. Formado o triângulo e a consequente infidelidade de Margô, o plot está feito. Francis é um covarde, atira mal, mas acredita que seus bons sentimentos são a credencial segura para se sentir protegido dos homens e das feras. A história termina de maneira trágica: Francis morre quando seu cérebro é atingido acidentalmente pelo rifle da mulher durante uma caçada que ambos fazem a um búfalo. Antes da caçada, anuncia que nunca estivera tomado por tamanha felicidade, causada pela expectativa do perigo que ia enfrentar. 
                      continua na próxima postagem......
 
Texto extraído de:
Jornal da Tarde - Caderno de Sábado
Data: Sábado - 24-5-97
Jornal da Tarde
Pertencia ao jornal
" O ESTADO DE SÃO PAULO "


Nenhum comentário:

Postar um comentário