sábado, 17 de janeiro de 2015

SÃO PAULO......SÃO PAULO.....(05)

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

..............A primeira e muito aplaudida locomotiva chegou à capital em 1864.
Diabo-coxo sarcastimamente registrou o acontecimento:
 
         Segundo proclamarão as pujantes redacções do Diário de São Paulo e do Correio Paulistamo, forão os trens comprimentados  por uma multidão de pessoas gradas entre as quaes avultavão os exímios diaristas, reinando entre todos indisivel enthusiasmo.
           Não creia, porém, o respeitável público n'esta verdade de 1º de Abril: são palavras tabeliôas, que servem de preambulo em todos os noticiários.
 
           As pessoas que lá forão admirarão de boca escancarada a tal cousa, e algumas mais curiosas, senão tolas, aproximarão-se d'ella para verificar si era de ferro ou borracha!... Outras murmuravão com desdém: - pensei que fosse obra mais custosa; porque melhor se poderia fazer na fabrica de Ypanema. Um tropeiro que estava a meu lado exlamou com admiração: - De certo há de ter umas dez pessoas dentro do caixão para virar as rodas! Até um empregado publico de elevada categoria disse que lá não fôra porque não queria ser testemunha de desgraças!
                                                                                              pags. 141/142
                                continua na próxima postagem....

Extraído do livro: comissão do IV centenário
                                da cidade de são paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário