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O circunspecto inglês Mawe achou "muito aborrecidas" as brincadeiras com frutas de cera cheias de água de Colonia e que se faziam no carnaval:
.......pessoas de ambos os sexos se divertem atirando estas bolas umas às outras; a dama geralmente começa a brincadeira e o cavalheiro retribui com tal animação que o brinquedo raramente cessa antes que várias dúzias tenham sido atiradas; e os dois competidores ficam tão molhados como se tivessem sido lançados a um rio. Às vezes uma senhora atira com tal destreza uma fruta no peito de uma cavalheiro, que este se verá obrigado a trocar a camisa, pois estas frutas de cera costumam conter três ou quatro onças de água fria.
O vestuário era despretensioso. As roupas domingueiras duravam anos: a comprida sobrecasaca e suas calças de pano de Saragoça ou de ganga amarela ou azul, o vestido de sarja de Málaga da mulher e a mantilha de casimira debruada de renda que tudo encobria. Os pobres usavam roupas simples de chita e de baeta, sobre as quais as mulheres enrolavam um simples chalé preto para a igreja. O caipira de andar vagaroso identificava-se por seu grande chapéu cinzento, poncho e calções de algodão grosseiro. Se nos dias de procissão apareciam escravos cobertos de ouro e jóias, isto talvez significasse apenas que suas senhoras estavam indiretamente satisfazendo o gosto que tinham pelos enfeites, o qual, a não ser em raras ocasiões de festas, não lhes era dado satisfazer de modo direto.
É revelador este fato. Significa que as ruas, alamedas e praças da cidade, todas as suas áreas de circulação e reunião pública estavam de posse dos escravos (que constituíam mais de 1/4 da população) e de homens livres humildes: tropeiros, vendeiros, lavradores.
As famílias patriarcais viviam retiradas em seus sobrados. Não tinham pontos diários de reunião em público, nem passeios, nem centros de lojas, nem restaurantes elegantes, onde uma exibição premeditada de roupas e maneiras pudesse despertar a inveja entre as famílias da mesma posição e impelir as massas a imitá-las. A noite trazia consigo não o borborinho e o ofuscamento de anos anteriores, mas um movimento firme e intenso como a escuridão que se adensava:
Ambos os sexos apareciam:
......enveloppés d'une capote de laine à grand collet dans laquelle ils se cachaient la moitié du visage; les femmes portaient un chapeau de feutre sur le derrière de leur tête, celui des hommes était rebattu sur leurs yeus....{ Les prostituées } se promenaient avec lenteur ou atendaient les chalands dans les carrefours; mais, il faut le dire, jamais eles n'abordaient persnonne. On ne les entendait pas non plus injurier les hommes ou s'injurier entre elles; à peine regardaient-elles ceux qui passaient.
pag. 36 e 37
Texto extraído do livro: comissão do IV centenário
da cidade de são paulo
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continua na próxima postagem......
As famílias patriarcais viviam retiradas em seus sobrados. Não tinham pontos diários de reunião em público, nem passeios, nem centros de lojas, nem restaurantes elegantes, onde uma exibição premeditada de roupas e maneiras pudesse despertar a inveja entre as famílias da mesma posição e impelir as massas a imitá-las. A noite trazia consigo não o borborinho e o ofuscamento de anos anteriores, mas um movimento firme e intenso como a escuridão que se adensava:
Ambos os sexos apareciam:
......enveloppés d'une capote de laine à grand collet dans laquelle ils se cachaient la moitié du visage; les femmes portaient un chapeau de feutre sur le derrière de leur tête, celui des hommes était rebattu sur leurs yeus....{ Les prostituées } se promenaient avec lenteur ou atendaient les chalands dans les carrefours; mais, il faut le dire, jamais eles n'abordaient persnonne. On ne les entendait pas non plus injurier les hommes ou s'injurier entre elles; à peine regardaient-elles ceux qui passaient.
pag. 36 e 37
Texto extraído do livro: comissão do IV centenário
da cidade de são paulo
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