domingo, 27 de julho de 2014

CANAÃ......FINAL

Notas Bibliográficas
por Dirce Côrtes Riedel

        José Pereira de Graça Aranha nasceu em S.Luís do Maranhã em 1868. Foi discípulo de Tobias Barreto na Faculdade de Recife, onde se bacharelou em Direito. Da magistratura passou à diplomacia, servindo em Londres, com Joaquim Nabuco. Foi ministro na Noruega, na Holanda e em Paris. Como membro da academia Brasileira de Letras, ficou célebre a sua conferência polêmica de 1924, após a qual os "passadistas" carregaram Coelho Neto nos ombros enquanto os "futuristas" faziam o mesmo com Graça Aranha. Em 1931, morreu  no Rio de Janeiro, onde a sua memória é cultuada na Fundação Graça Aranha.
         A obra completa de Graça Aranha foi publicada no Rio de Janeiro pela Briguiet, de 1939 a 1941, com oito volumes: Canaã (de 1901), Malazarte (de 1911), Estética da vida (de 1920). Correspondência de Machado de Assis e Joaquim Nabuco (de 1923). O espírito moderno (de 1925), A viagem maravilhosa (de 1930), O meu próprio romance (de 1931), diversos.
 
Retirado do livro:
Coleção Prestígio
Canaã
Graça Aranha
Introdução e Notas bibliográficas por
Dirce Côrtes Riedel
19ª Edição
Ediouro, 1996
 

sábado, 26 de julho de 2014

Canaã 02

"É o debate diário da vida brasileira... ser ou não ser uma nação...... Que podemos fazer para resistir aos lobos? Com a bondade ingênita da raça, a nativa fraqueza, a descuidada inércia, como nos oporemos o a que eles venham?...... E que nos adiantam os Estados Unidos? Será sempre um senhor. Todo este continente está destinado ao pasto das feras.... Sul América....Ridículo..... Temos o que merecemos.... Daí pode ser que seja melhor.... A terra prosperará .... Melhor administração.... mais polícia..e é só...."
       Para expor ideias tão vibrantes, inspiradas em Tobias Barreto e informadas pelo contato direto com a cultura europeia da época, Graça Aranha usa de retórica declamatória com farta adjetivação, frequentemente dupla, para a qual concorrem substantivos que quase sempre adjetivam. Natureza, ambiência, homens e coisas são apreendidos num enfoque impressionista, explicitado à maneira naturalista dos romances de tese, num retumbante poetar de gosto bem duvidoso. A mata é "iluminada" pelos vaga-lumes que correm "as suas lâmpadas divinas", brotando "silenciosos e inumeráveis nos troncos", "como se as raízes se brotassem em pontos luminosos", cobrindo as árvares que "faiscavam cravadas de diamantes e topázios................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Retirado do livro:
Coleção Prestígio
Livro: Canaã
Graça Aranha

OBSERVAÇÃO: Com o passar do tempos, e notamos que algumas coisas já não fazem mais sentido...., mas, acho interessante as preocupações, que o autor ou autores tinham na época....Mas, a leitura dessa parte pela professora, sinceramente, ficou marcado em mim.......
Leitura bem feita é como música. Maravilha o nosso coração....
 

Canaã...

                                     Introdução
                                               Dirce Côrtes Riedel

       Canaã é um livro de iluminismo e iluminuras, um emaranhado de palavras candentes. Para Graça Aranha, "escrever é cantar com a pena". Para Milkau, - o protagonista - quem lhe dera que o sol não apagasse, para ele que começou a amar a natureza através da arte¹ e que amava fazer amar, dissolver-se no espaço universal. " O mal está na força, é necessário, renunciar a toda a autoridade, a todo governo, a toda posse, a toda violência.
        Canaã aponta a tese central da estética da vida - a cruzada em prol de uma vitória pela cultura. O brasileiro terá que vencer o terror cósmico, sem deixar, no entanto, de incorporar as forças primitivas. ("O catolicismo apenas se desenrola como um sucessor natural do paganismo, astuto, elegante e pomposo.") Alencar é o patrono de uma língua e uma estética nacionais.² Na conferência da Semana da Arte Moderna, em 1922 ("Formação estética da arte moderna"), Graça Aranha faz a defesa do "objetivismo dinâmico" - superação do lírico individual, para atingir a poesia do cosmos unitário, monismo que identifica consciência e o universo - núcleo da "corrente dinamista", integrada também por Ronald de Carvalho e Renato de Almeida.
         Nesta campanha por uma estética nacional assimilada na consciência universal, são enfatizadas as afirmações do escrivão do Porto do Cachoeiro: "- Estamos sendo cercados pela cobiça dos alemães. O próprio Imperador paga do seu bolsinho missionários e professores no Rio Grande em Santa Catarina." E também são realçadas as proposições do juiz municipal: - Os senhores falam em independência, mas eu não a vejo. O Brasil é e tem sido sempre colônia. O nosso regime não é livre: somos um povo protegido."
                                                                     continua na próxima postagem  (01) 

sábado, 19 de julho de 2014

Canaã - Continuação da Postagem Anterior....

Continuação....

Depois os vaga-lumes incontáveis cobriram-na, os andrajos desapareceram numa profusão infinita de pedrarias, e a desgraçada, vestida de pirilampos, dormindo imperturbável, como tocada de uma morte divina, parecia partir para uma festa fantástica no céu, para um noivado com Deus... E os pirilampos desciam em maior quantidade sobre ela, como lágrimas das estrelas. Sobre a cabeça dourada brilhavam reflexos azulados, violáceos e daí a pouco braços, mãos, colo, cabelos sumiam-se no montão de fogo inocente. E vaga-lumes vinham mais e mais, como se a floresta se desmanchasse toda numa pulverização de luz, caindo sobre o corpo de Maria até se sepultarem numa tumba mágica. Um momento, a rapariga inquieta ergueu docemente a cabeça, abriu os olhos, que se deslumbraram. Pirilampos espantados faiscavam relâmpagos de cores... Maria pensou que o sonho a levara ao abismo dourado de uma estrela, e recaiu adormecida na face iluminada da Terra..............
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
 
                                                                                                     pags. 189/190
                                                                                                        
         Do livro: Canaã
                          Graça Aranha
         12ª Edição
         Revista por Olavo Aníbal Nascentes
         F. BRIGUIED & CIA., Editores
         1968
        
         OBSERVAÇÃO: Postei esse trecho do livro porque relembrei, quando ainda estudante,   professora de português, adentrou na sala de aula e logo começou  ler esse trecho do livro.....Fiquei maravilhado com essa parte da narrativa....Ela tinha uma bela voz, boa dicção; lia pausadamente: respeitando as vírgulas, ponto e vírgulas, pontos finais....Na época achei, como ainda acho, uma leitura bem feita, fazem-nos tão bem, como as belas músicas.
 
 
 

C A N A Ã

................................................................................................................................................................................................................................
             Os primeiros vaga-lumes começavam no bôjo da mata a correr as suas lâmpadas divinas... No alto, as estrelas miúdas e sucessivas principiavam também a iluminar... Os pirilampos iam-se multiplicando dentro da floresta, e insensivelmente brotavam silenciosos e inumeráveis nos troncos das árvores, como se as raízes se abrissem em pontos luminosos... A desgraçada, abatida por um grande torpor, pouco a pouco foi vencida pelo sono; e deitada às plantas das árvores, começou a dormir... Serenavam aquelas primeiras ânsias da Natureza, ao penetrar no mistério da noite. O que havia de vago, de indistinto, no desenho das coisas transformava-se em límpida nitidez. As montanhas acalmavam-se na imobilidade perpétua; as árvores esparsas na várzea perdiam o aspecto de fantasmas desvairados... No ar luminoso tudo retomava a fisionomia impassível. Os pirilampos já não voavam, e miríades e miríades dêles cobriam os troncos das árvores, que faiscavam cravados de diamantes e topázios. Era uma iluminação deslumbrante e gloriosa dentro da mata tropical, e os fogos dos vaga-lumes espalhavam aí uma claridade verde, sobre a qual passavam camadas de ondas amarelas, alaranjadas e brandamente azuis. as figuras das árvores desenhavam-se envoltas numa fosforescência zodiacal. E os pirilampos se inscrustavam nas fôlhas e aqui, ali e além, mesclados com os pontos escuros, cintilavam esmeraldas, safiras, rubins, ametistas e as mais pedras que guardam parcelas das cores divinas e eternas. Ao poder dessa luz o mundo era de um silêncio religioso, não se ouvia mais o agouro dos pássaros da morte; o vento que agita e perturba, calara-se... Por tôda a parte a benfazeja tranquilidade da luz... Maria foi cercada pelos pirilampos que vinham cobrir o pé da árvore em que adormecera. A sua imobilidade era absoluta, e assim ela recebeu num halo dourado a cercadura da mata, a carne da mulher desmaiada, transparente, era como uma opala encravada no seio verde de uma esmeralda.
                                                                                       pags: 189/90
Texto tirado do livro: Canaã
Graça Aranha
                                                                               continua na próxima postagem

FECHAM-SE AS CORTINAS E TERMINA O ESPETÁCULO.......



                            Abrem-se as cortinas
                            E inicia o espetáculo.....
                            Assim começava
                            A narração
                            De Fiori Gigliotti.....

                            Adorava ouvir Fiori Gigliotti
                            Narrando
                            Ou
                            Contando estória de jogadores
                            No "Cantinho da Saudade"
                          
                            Após trinta dias de muito futebol,
                            Terminou a Copa do Mundo no Brasil..... 
                             Provavelmente Fiori Gigliotti diria:
                             "Fecham-se as cortinas e
                             Termina a Copa do Mundo"
                           
                            Muitas preocupações....
                            Preocupações como:
                            Organização,  meios de transporte
                            Manifestações.....

                            Mas,
                            Felizmente tudo transcorreu
                            Normalmente...
                            Presidente da
                            FIFA
                            Elogiou.....
                            ( Isso não quer dizer muita coisa),
                            Mas,
                            É um elogio.

                            Se no futebol....
                            Não aconteceu
                            O que queríamos......
                            O povo, na sua cordialidade
                            Cativou os turistas
                            Estrangeiros.......
                           
                            Acho que isso
                            Amainou um pouco
                            A nossa frustração.....


                             EU ME SENTI  ENVAIDECIDO
                             COM A CONDUTA DO POVO BRASILEIRO........

                                                                                       yosinoli
                                                                                       julho/2014

OBSERVAÇÃO: Fiori Gigliotti, narrador; Mauro Pinheiro  e Barbosa Filho, comentaristas;  foram os meus preferidos na área esportiva.... gostava de ouvi-los.....Se conheço um pouco de futebol, foi graças a eles; lia o jornal "O Estado de São Paulo ", parte esportiva também......(13/07 encerra a copa do mundo no Brasil).                                              

domingo, 13 de julho de 2014

HEXA ESTÁ AÍ.......... 2018 - RÚSSIA.

                                           TERMINA DE FORMA MELANCÓLICA
                                            A PARTICIPAÇÃO
                                            BRASILEIRA
                                            NA COPA DAS COPAS....
                                            -BEM, ERA O QUE
                                            QUERIAM VENDER PARA O PÚBLICO-

                                           ACABOU O MARTÍRIO......
                                           O HEXA FICA PARA 2018
                                           NA RÚSSIA....

                                           HOJE: 12/07/2014:
                                           B  R A S I L
                                                    0
                                                    X
                                                    3    
                                            HOLANDA

                                            SOMOS BRASILEIROS
                                            SOMOS OTIMISTAS
                                            VAMOS PARA À RÚSSIA
                                            PENSANDO NO HEXA....

                                            NÃO É BEM
                                            ASSIM:

                                            PRECISAMOS PASSAR
                                            PELA ELIMINATÓRIA
                                            DA AMÉRICA DO SUL..
                                           
                                                                    yosinoli
                                                                    julho/2014

                                          
                                 

sábado, 12 de julho de 2014

BRASIL...... CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL......



ERA O ANO DE 1958....
EU, AINDA CRIANÇA,
TIVE OPORTUNIDADE DE SENTIR
PELA PRIMEIRA VEZ O GOSTO 
DE  SER CAMPEÃO.

OUVI PELO ALTO-FALANTE DA CIDADE,
BRASIL....CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL....

QUASE ARREBENTEI O BALAÚSTRE QUE HAVIA
EM FRENTE À CASA EM QUE MORAVA....

EM 1962...
JÁ ENTENDIA UM POUCO MAIS DE FUTEBOL..
NA SEGUNDA PARTIDA,
ENTRETANTO,
PELÉ, A GRANDE ESPERANÇA BRASILEIRA
CONTUNDIU-SE, E A TORCIDA
AFLITA, LASTIMAVA....
MAS, AÍ, ENTÃO SURGIU UM NOVO ÍDOLO...
AMARILDO....
AH!....TÍNHAMOS TAMBÉM
GARRINCHA, JOGADOR DE PERNAS TORTAS... 
E, ASSIM,  FOMOS BICAMPEÃO DE FUTEBOL.....

VEIO 1966...
OS SAPIENTÍSSIMOS DIRIGENTES
DA SELEÇÃO BRASILEIRA
ACREDITAVAM QUE
COM ALGUNS CRAQUES DE 58 E 62,
E COM MAIS ALGUNS JOGADORES DE TÉCNICAS SUPEITAS...
A SELEÇÃO BRASILEIRA
EMPLACARIA E SE TORNARIA FACILMENTE CAMPEÃO...

LEDO ENGANO.....
ACONTECEU  O QUE TODOS TEMIAM...
O BRASIL FOI DESCLASSIFICADO
PREMATURAMENTE....
AINDA NA FASE DE CLASSIFICAÇÃO....

NA ÉPOCA FOI UM VEXAME....

O SOFRIMENTO FOI GERAL...
AQUELES QUE ACOMPANHARAM
A SELEÇÃO NO SEU DIA A DIA,
JÁ SABIA
O QUE IA ACONTECER...

HOJE, 08/07 REPETIU-SE
A MESMA ESTÓRIA....
O SOFRIMENTO GERAL DA POPULAÇÃO
ATÔNITO COM O ACONTECIDO....
CRIANÇAS, ADULTOS...
TRISTES E
DESCONSOLADOS.....

                                                                            yosinoli
                                                                            julho/2014

OBSERVAÇÃO: O BRASIL PERDEU DA ALEMANHA: 7X1. VAI DISPUTAR O TERCEIRO  OU QUARTO LUGAR CONTRA HOLANDA.



domingo, 6 de julho de 2014

JOSÉ DE ANCHIETA



DA RESSURREIÇÃO

O mãe sempre virgem, ó virgem fecunda,
com novos prazeres cantamos o "Ave"
com que quis fechar-se, no vosso conclave,
o Verbo do Padre, pessoa segunda.

           De novo, senhora, receba vossa alma
           o "Ave!" segundo, com nova alegria,
           pois o que foi morto, com grand'alegria,
           a morte vencida, ressurge com palma.

As chagas cruentas das mãos delicadas
vêm mais rubicundas que tôdas as rosas,
para que por elas se tornem formosas
as almas que foram da culpa afeadas.

            O peito sagrado, com lança rompido,
            que para vossa alma foi bravo cutelo,
            com raios de glória ressurge tão belo
            que tem vossas dôres de todo vencido.

Ó madre de vida, pois tendes tal dia,
fazei-nos dar vida, que mortos jazemos,
e livres da morte, com Iesu tornemos
em vida de graça, com toda alegria.

                                           José de Anchieta
                                           pag. 398


Do livro: Poesias
                José de Anchieta

Manuscrito do Séc. XVI, em português, castelhano, latim e tupi.
Transcrições, traduções e notas
de
M.  de L. de Paula Martins
Boletim IV - Museu Paulista - Documentação Linguística, 4

sábado, 5 de julho de 2014

PAÍS DE SOCIEDADE MULTIRRACIAL




Por ser um país de sociedade multirracial,
O Brasil proporciona aos visitantes
Acolhimento impar........

Assim, pelos noticiários de jornais
Internacionais,
Sentimos que os
Brasileiros são amáveis, 
Cordiais, mas, acima de tudo,
Acolhedores..

Os torcedores
Na copa do mundo...
São bem diferentes do que
Dos jogos normais
De campeonatos estadual ou
Nacional....

Ocorre, isso, porque
Sabemos que os preços dos ingressos,
Para a copa ,
Estão além das realidades
Do poder aquisitivo da população em geral
Não só em nosso, mas, também em outros países...

É a lei da oferta e procura.
Quando há mais procura
Que oferta, os preços
Tendem a aumentar, no caso,
Ingressos....

Os ingressos são vendidos praticamente para mundo todo....


                                                  yosinoli
                                                  julho/2014


OBSERVAÇÃO: O Brasil venceu a Colômbia , hoje: 04/07/2014 por 2 X 1, gols de  Tiago Silva e David Luiz (gols brasileiros) e James Rodriguez (gol colombiano). O Brasil está na semifinal. Gostei do jogo; como a maioria dos pessoas gostou.  O próximo adversário será  a Alemanha...no dia 08/07. Houve, dessa vez, maior comemoração por parte população pelo centro da cidade de São Paulo.... Ouviam-se buzinas de carro , rojões estourando em maior quantidade, bandeiras e bandeirolas, um pouco mais que anteriormente.......