sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (01)


          LEOPOLDO MIGUEZ

   LEOLPOLDO MIGUEZ - Filho de pai espanhol e mãe brasileira, nasceu no Rio de Janeiro a 9 de setembro de 1852, e aí morreu a 6 de julho de 1902. Aos 8 anos, tocou no Porto (onde se educava) em concerto público, um solo de violino composto sobre motivos da Traviata por seu mestre Nicoláo Ribas. Aos 17 anos, foi obrigado pelo pai a abraçar a carreira comercial. Em 1871, voltou para o Rio, onde trabalhou como guarda-livros. Seis anos depois casou-se com D.Alice Dantas, senhora de alta distinção, que pertencia a uma das famílias mais importantes de São Paulo. Em 1878, associou-se a A. Napoleão, dirigindo um estabelecimento de músicas, do qual se retirou em 1881 para consagrar exclusivamente à sua arte. Em 1882, foi para Paris onde passou dois anos. Ao regressar, foi, no Rio e em São Paulo, regente da Ópera organizada pela Sociedade Claudio Rossi (Abril-Junho 1886).
   
   Em dezembro de 1889 teve a sua composição escolhida no concurso para o Hino da República.
 
    Foi então diretor do Instituto Nacional de Música, a 18-1-90.
 
    O prêmio de Cr$ 25.000,00 que então recebeu, consagrou-o à aquisição de um grande órgão para o Instituto. Ocupou a cadeira de composição durante seis anos (1896), abandonando-a para dirigir o curso de violino. Em 1896, foi, comissionado pelo Governo, estudar o ensino da música em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Itália. Presidiu desde 1897 ao Centro Artístico, sociedade que exerceu grande influência no meio musical.
 
     A. Thomas, diretor do Conservatório de Paris, quando ouviu a sua sinfonia para dois pianos a 4 mãos, disse:
 
     "Vous avez beaucaup de talent - ce qui ne se trouve pas solvente chez les débutants. Votre oeuvre est três remarquable, le style en est élevé et le sentiment hors ligne. Vous faies plus que de donner des espérances, vous le realisez. Restez à Paris et bientot en de nos grands concerts vous ferá aplaudir."
                                          continua na próxima postagem........

Extraído do livro: Música na Escola Primária
Biblioteca da Professora Brasileira
1962
Programa de Emergência
Ministério da Educação e Cultura
 
 
 
     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário